A princípio é um assunto de interesse coletivo, pois às mudanças climáticas decorrentes das atividades humanas tem como consequências impactos no cotidiano de todos nós, como o aquecimento global por exemplo.
Mas como se sabe o que está acontecendo? O que pode acontecer? Como pode nos afetar? O que está sendo feito para evitar? São pontos que discutiremos a seguir:
Existe um Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima, conhecido pela sigla IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change), criado pelo programa das nações unidas para o meio ambiente, em 1988, que trabalha nessas respostas com a participação atual de 195 países, incluindo o Brasil. Os resultados dos estudos, acompanhamentos, políticas e ações são reunidas em ciclos de relatórios, cujo ano vigente de 2021 está em sua 6ª edição. Em cada ciclo temos três circulares principias, sendo eles:
1) Relatório de Mudança do Clima (Base científica física);
2) Relatório do impacto da mudança do clima na sociedade e ecossistemas, adaptação e vulnerabilidade;
3) Analisa as estratégias de mitigação das mudanças climáticas.
Na data do dia 9 de agosto de 2021 foi publicado o Relatório de Mudança do Clima (Base científica física), no qual, se alerta o risco de aumento de 1,5 ºC no globo terrestre nas próximas décadas, caso não houver uma drástica redução da emissão dos gases de efeito estufa. Como consequência dessas mudanças climáticas, pode-se citar: Ondas de calor extremo; incêndios; enchentes; derretimento de gelo da Groenlândia; aumento do nível do mar e tempestades mais frequentes.
O que causa tudo isso são as emissões de gases de efeito estufa (GEE), como consequências das atividades humanas.
Na próxima publicação exploremos as ações que devem ser tomadas pelas organizações produtivas para estar neste contento de redução das emissões dos gases do efeito estufa (GEE) e da sustentabilidade.
#sustentabilidade #gasesdeefeitoestufa #licencenciamentoAmbiental #consultoriaambiental #ISO1400
Referência:
IPCC. Climate Change 2021, The Physical Science Basis, 09/08/2021